domingo, 18 de maio de 2014

UM CAMINHO PARA A CURA...


O Auxílio Terapêutico dos Florais de Bach

Os florais são remédios especialmente indicados para tratar de problemas emocionais. São um tipo especial de ""remédios"" que visam reequilibrar as energias emocionais de quem os toma. 

São especiais pois são totalmente naturais, sem substancias químicas ou farmacêuticas, feitos com flores colhidas diretamente na natureza e preparados de forma praticamente artesanal por farmácias de manipulação.

Neste sentido, são muito parecidos (ainda que não idênticos) com os remédios homeopáticos, tanto no que tange aos seus princípios bem como por seus mecanismos de ação.

Tratam antes a causa emocional das doenças e crises. Desta forma, ao invés de combater diretamente um determinado sintoma, eles protegem e fortalecem o autoconhecimento do individuo para que ele mesmo identifique, transmute e re-signifique a desordem que o acometeu.

Tem especial indicação em casos de depressão, ansiedade, estresse, fadiga, melancolia, luto e perdas, irritabilidade/agressividades, dentre outras...

Contudo tendo em vista a inseparabilidade do aspecto mental do aspecto emocional, uma vez que emoções influenciam pensamentos e pensamentos influenciam emoções, os florais de bach não só ajudam a tratar nossos sentimentos como também tratam nossa mente.

A grande importância disto se deve ao fato de que, em nossas vidas serem as nossas emoções e pensamentos que determinam os rumos do nosso destino. Somos hoje aquilo que escolhemos pensar e sentir. Nós escolhemos nossa vida, e fazemos esta escolha baseada nos pensamentos e sentimentos queescolhemos ter. A grande questão é que esta escolha pode e deve ser sim , plenamente consciente.

E em relação a doença e a cura o mesmo deve ser dito. Todos os males físicos e psíquicos se originam desta falta de consciência em relação a algum aspecto de nossa alma que tenhamos deixado de prestar a devida atenção. Então precisamos primeiramente nos conhecermos bem, conhecermos a nossa verdade interior, pois como dizia Buda, o primeiro passo para nos aproximarmos da verdade é admitir, para nós mesmos, que não conhecemos esta verdade. E, através deste singelo gesto de humildade, já saímos automaticamente da ignorância e nos aproximamos mais da Sabedoria. Pois como afirmou o Mestre Jesus, "conheceis a verdade e ela vos libertará".

E justamente neste aspecto que os florais entram em cena. Nos ajudando a termos mais consciência sobre determinados aspectos do nosso ser, nos ajudando a reencontrar o equilíbrio perdido diante das confusões e atribulações naturais do dia a dia, enfim, a voltarmos a mostrar ao mundo a nossa verdadeira luz interior. O processo de cura e mudança interior já começa ao se ler e responder honestamente não só a este simples questionário, mas também a todas aquelas indagações profundas que nosso espírito volta e meia nos apresenta em nossas reflexões, nos livros que lemos ou no contato com os outros.

Neste sentido é importante salientar que o próprio Dr. Bach, ao criar seu método, desejava que as pessoas prescrevessem os remédios para si mesmas, sem o auxílio de terceiros. Portanto, o terapeuta só se faz necessário até o ponto em que a pessoa se conheça bem e esteja apta a ela mesma fazer seu remédio.

Contudo, um fato merece ser bem compreendido: os florais apenas ajudam, a cura real e definitiva só pode vir de dentro de nós. Ou seja, os florais protegem e só apontam e iluminam o caminho a ser percorrido.

A travessia real deve ser feita apenas com nossas forças interiores, sem nenhum tipo de ajuda externa seja ela alopática, homeopática ou de qualquer fonte alternativa. Nada exterior a nós pode nos levar ao tesouro interior. Como nos ensina o livro Luz no Caminho, ao enunciar um dos mais importantes axiomas da Sabedoria Esotérica:

"(...) Pois dentro de ti está a luz do mundo - a única luz que pode ser projetada sobre o Caminho. Se fores incapaz de percebê-la dentro de ti, é inútil procurá-la em outra parte. Está além de ti, porque quando a alcançares já te perdeste. É inatingível porque sempre recua. Entrarás na luz, mas nunca tocarás na Chama.”

A cura e a felicidade verdadeiras são frutos de uma mudança interior do nosso modo de ver o mundo, do nosso pensar, sentir e agir. Reformulando o que já dizia Proust, que por sua vez reverberou grandes sábios, "A verdadeira viagem de auto descoberta consiste não em ver outro mundo com os seus mesmos olhos. E sim, ver o mesmo mundo, sob um novo olhar... "
Eis aí, a essência da iluminação espiritual...

E o mais poderoso catalisador desta iluminação é o Amor. Amor pela vida, amor pelos outros seres vivos, amor pela humanidade e, especialmente, Amor por si mesmo...Fonte da qual emana todo o resto...

Saudações de Luz,

Daniel Antoine Abou Jaoudé

Consultas: aikya.satori@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário