Autoconhecimento, Florais de Bach, Terapias Holísticas, Significado Espiritual das Doenças, Psicossomática, Filosofia, Religião e Ciência Comparadas, Teosofia, Esoterismo e Ocultismo.
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
SOBRE A ARTE DE FICAR CALADO:
O Mundo precisa de Amor e de Luz, e por esta razão, muitas religiões e filosofias ensinam a virtude do RETO FALAR. Apesar de ter muitos desdobramentos, este preceito se resume basicamente em procurar dizer somente aquilo que for conjuntamente e ao mesmo tempo, Verdadeiro, Útil, Belo e, em especial, Amável ou Compassivo. Se não passar por estes 4 crivos, melhor é não dizer nada...
Ao falar, você deve procurar sempre deixar o mundo um lugar melhor: construir e unir, ao invés de separar e destruir; trazer paz e não sofrimento.
As vezes você pode querer dizer algo que é verdadeiro, mas contudo não é útil ou conveniente . Outras vezes pode até ser verdadeiro, e útil, mas não deixa o mundo mais belo e nada acrescenta de bom à humanidade.
Por fim, de nada adianta você falar algo que apesar de ter todas as virtudes anteriores não contribuí para deixar a pessoa mais feliz, encorajada e enlevada, ou seja, a palavra precisa ser sempre também uma fonte de Amor.
Pois toda palavra precisa ser antes um veículo da Compaixão e da Bondade, alegrando, confortando, ou ao menos enobrecendo a quem escuta...
Não caia na armadilha de se arvorar diretor do destino alheio e deste modo achar que tem o direito de "ensinar uma lição" com suas palavras ferinas: Somente aquele que atingiu a Maestria sabe quando pode ensinar por meio da dor. A maioria de nós ainda não chegou neste nível e portanto só possuem a autorização de ensinar pelo Amor e nunca causando o sofrimento alheio.
Aliás, exatamente nisto tudo se resume:
"Apenas fale aquilo que alegrar o seu ouvinte, acalentando seu coração e o aproximando do Amor e da Unidade. Do contrário, você ajudará mais o mundo se nada disser, e deste modo, teu silêncio será também a tua maior virtude..."
Finalizando, é preciso lembrar que o "Saber Calar" é também um dos preceitos áureos da Verdadeira Magia. Neste sentido, lembremos das palavras do Mestre Kuthumi para Krishnamurti, proferidas no livro Aos pés do Mestre:
" (...) É bom falar pouco; melhor ainda é nada dizer, a não ser que estejas seguro de que o que pretendes dizer é verdadeiro, amável e útil. Antes de falar, pensa cuidadosamente se o que pretendes dizer preenche essas três qualidades; se assim não for, não o digas.
É bom que te habitues desde agora a refletir cuidadosamente antes de falar pois, quando alcançares a Iniciação, terás de vigiar cada palavra a fim de não dizeres o que não deve ser dito. Muitas das conversações ordinárias são desnecessárias e insensatas; e, quando chegam à maledicência, tornam-se perversas. Assim, acostuma-te
antes a ouvir do que a falar; não emitas opinião senão quando diretamente solicitada. Um enunciado das qualidades requeridas é assim formado: saber, ousar, querer, e calar; sendo certo que a última das quatro é a mais difícil de todas..."
Que as suas palavras espalhem apenas Luz e Amor ao mundo...
Por Daniel Jaoudé
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário